Um dado surpreende o mercado imobiliário: 45% dos brasileiros que vão comprar um imóvel não planejam financeiramente essa nova fase, de acordo com pesquisa. Veja passos práticos para a compra do apartamento ser tranquila e com as contas em dia!
Por onde começar
Um terço dos brasileiros considera alta a chance de se mudar de casa nos próximos dois anos, e 57% deles querem comprar um imóvel. Mas, quase a maioria deles não se programa financeiramente para essa compra.
Então, vamos começar com o básico.
Um dos passos principais é entender como vai ser esse pagamento: à vista, financiado, com um outro imóvel entrando na negociação? Tem FGTS para ser usado na compra?
Outro detalhe: se for financiado, o montante destinado as parcelas do imóvel não pode ultrapassar o equilíbrio de 30% da renda familiar.
Então, reflita sobre esses pontos antes de continuar.
Planejando a compra do imóvel
O planejamento financeiro para a compra do imóvel ainda deve seguir algumas análises rápidas, mas muito necessárias.
Qual é o valor de entrada que você deve ter à vista? No caso do imóvel na planta, você terá tranquilidade no planejamento familiar para pagar o financiamento e o aluguel do seu imóvel atual?
Sabia que você pode somar renda com outra pessoa para financiar o imóvel?
Não acabaram as perguntas para garantir uma vida financeira saudável na hora de comprar o novo endereço, confira mais dicas abaixo!
Como garantir as melhores condições
Leve em conta os gastos com o novo imóvel: documentação, armários planejados, mudança dos seus itens pessoais, além de valores de condomínio e IPTU.
Tudo isso pode ser calculado com a ajuda do seu corretor de confiança, que inclusive pode simular o valor da entrada e das parcelas de acordo com o a sua renda atual.
Por fim, uma última dica: no lançamento, é possível encontrar condições diferenciadas direto com a construtora, como oportunidades de pagamento mais rápido e com descontos.
Clique aqui e veja os lançamentos da Haec Congel em Juiz de Fora!