A decisão por um novo imóvel depende de diversos fatores, mas é hora de conferir os prós e contras de uma das principais dúvidas: para você e sua família, é melhor um apartamento ou chegou a hora de mudarem para uma cobertura?
Confira o que mais combina com cada estilo de vida!
O que é mais caro?
Não dá para começar esse texto sem citar a questão do investimento financeiro dessa transação. Sim, não é novidade que, quanto maior a metragem, o preço de venda tende a se elevar.
Mas, antes de descartar qualquer possibilidade, é preciso refletir que o mercado imobiliário vai muito além do valor de venda.
Afinal, existem 2 quartos com preços mais elevados do que coberturas. Tudo depende do acabamento, divisão dos cômodos, localização, andar, vista, entre tantos outros diferenciais.
Então, a primeira dica é: não descarte a busca por cobertura logo de cara por achar que não consegue pagar! Mesma coisa ao contrário: esteja aberto para conhecer apartamentos, sabendo que o preço anunciado pode variar.
Quais os desejos?
Outra questão nesse duelo entre apartamento e cobertura está na real necessidade da família no que diz respeito ao novo imóvel.
Mais do que pensar só no espaço extra que a cobertura pode proporcionar, troquem uma ideia do que pensam sobre varanda gourmet, suíte, cozinha integrada, entre outros pontos.
Assim, vocês focam no que é essencial para a família, não só no tipo de imóvel em si.
Existem apartamentos com ótimas varandas gourmet, que atendem o desejo de quem busca um espaço para o lazer em casa, assim como coberturas compactas trazem esse ambiente externo que recebe os amigos na medida certa.
Intertítulo
Por fim, a dica é colocar na balança os prós e contras! Tudo depende de cada imóvel, afinal, são diversas opções no mercado, mas abaixo selecionamos o que é mais comum.
Na cobertura, você tem mais espaço. Os pontos positivos dessa metragem maior estão no ambiente para receber, o sol para secar roupas, a área extra para vários projetos e hobbies, a possibilidade de mais vagas na garagem e por aí vai. Por outro lado, o custo é mais elevado tanto da manutenção do imóvel, como taxas e faxineiras, além do condomínio e demais valores dessa aquisição.
No apartamento, você tem um ambiente aconchegante de fácil limpeza, decoração mais direta, uma rotina mais prática e ainda pode garantir uma varanda gourmet para confraternizações com os amigos, sem falar no custo mais baixo de forma geral. Por outro lado, você perde em conforto para a visita de grupos maiores, tem menos sol e mais contato com vizinhos.